I Crônicas 13

Este é um dos textos na Bíblia, que à primeira vista, podem parecer estranhos quanto a seu significado. Como Deus, um Deus justo, pode punir alguém por estar fazendo algo que aos nossos olhos é correto? Porque punir alguém que se dispõe a ajudar em uma situação que a Arca está em situação de potencial risco? Precisamos verificar alguns aspectos do que o texto e o contexto nos informam para tentar entender, porem temos que nos lembrar de que Deus é acima de tudo soberano, e que sua perspectiva é sempre maior do que a nossa, e Ele é o único que sonda os corações e conhece nossas intenções a fundo. Não nos cabe julgar o que Deus faz, ou deixa de fazer, pelo simples fato de que Ele é Deus e que nós somos criaturas tentando aprender com o Seu criador.

Quando observamos o início do capitulo 13 no versículo 1, Davi diz: “Depois de consultar todos os seus oficiais, os comandantes de mil e de cem, …”, ele toma uma decisão. Observe que não há no texto uma consulta explicita a Deus. Mas no versículo 2 ele diz: “Se vocês estão de acordo e se esta é a vontade do Senhor nosso Deus, …”, parece que Davi deduziu que esta era vontade de Deus para a Arca. Sempre é um perigo quando queremos deduzir o que Deus deseja como atitudes para as nossas vidas, pois os pensamentos de Deus são maiores que os nossos pensamentos (Isaías 55.8-9). Quando agimos assim certamente teremos consequências para as nossas vidas.

Outro aspecto que podemos observar quanto a “brilhante“ ideia de Davi, é que tudo foi realizado de forma errada. Nenhuma das instruções quanto ao transporte da Arca foi cumprido. Em Êxodo 37.4-5, diz que foram confeccionadas varas e argolas nas laterais da Arca para que ela fosse carregada nos ombros. Observe que em Números 4.15 existe uma ordem direta e uma sentença para quem desobedecesse: “Quando Arão e os seus filhos terminarem de cobrir os utensílios sagrados e todos os artigos sagrados, e o acampamento estiver pronto para partir, os coatitas virão carregá-los. Mas não tocarão nas coisas sagradas; se o fizerem, morrerão…”. Houve porem, cuidados no transporte por parte de Davi, pois nos preparativos para o transporte foi providenciado um carro novo, conforme II Samuel 6.3, e tudo foi feito com pompa e circunstância. Aparentemente tudo estava sendo realizado com o objetivo de agradar a Deus.

Em momento algum no texto percebe-se qualquer atitude negativa, ou intenções ruins quanto aos objetivos de transportar a Arca. A forma como foi realizada é que foi errada, e as consequências vieram quanto à desobediência nestes aspectos. Podemos perceber porem, certa autonomia de Davi quanto às coisas de Deus. Se a Arca pertencia a Deus e representa a presença de Deus para os israelitas, Deus deveria ser consultado quanto ao que deveria ser feito.

Quando olhamos o texto de uma perspectiva geral podemos perceber que o grande responsável por tudo o que ocorre, é Davi, ele é o idealizador de toda a ação, porem a ação de Uzá é que é punida. Certamente Uzá sabia que não poderia tocar na Arca, e esta é a razão de sua punição. Mas tudo poderia ser evitado se Davi realiza-se este transporte seguindo a orientação de Deus. Isto me faz pensar na responsabilidade que temos para com nossas ações, e as outras pessoas que estão em contato diário conosco. Tudo o que realizarmos terá de uma forma direta ou indireta alguma reação naqueles que nos cercam.

Temos que nos lembrar do que diz o texto de Hebreus 12.1: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta…”. Somos fator de mudança a todo instante de nossas vidas, e precisamos mostrar isto as pessoas que nos cercam. Se nossas atitudes demonstrarem que não temos temor a Deus e que agimos sem a sua orientação, esta será a mensagem que transmitiremos com a nossa vida, e prestaremos um desserviço ao reino. Mas, se agirmos segundo a orientação de Deus e seguirmos os seus passos, certamente refletiremos a gloria de Deus a todos os que nos cercam e seremos fator de mudança para o crescimento do Reino de Deus.