“Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho.” Este versículo da carta de Paulo aos Filipenses, no capítulo 1 versículo 12, nos ensina como Paulo encarava a vida e todos os fatos que ocorriam com ele. O apóstolo está, provavelmente, em Roma, preso e aguardando julgamento. Suas perspectivas não eram muito boas, pois provavelmente, seria condenado e executado, o que realmente aconteceu, como nos conta a História.

Paulo nos apresenta duas perspectivas quanto a vida. A primeira delas se refere ao olhar para o passado e ter discernimento do que ele já realizara e da importância de seu ministério. Ele não olha a sua vida com um olhar de auto piedade, pensando no que já sofrera em relação ao evangelho, nem se enchendo de lamentações sem fim. A visão de Paulo quanto ao que já se passara em sua vida, está focada na soberania de Deus. Se os fatos ocorreram assim é porque fazia parte de um plano maior de Deus, e tudo contribuiria para o progresso do evangelho. O apóstolo mesmo afirma neste mesmo capítulo no versículo 21: “porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.”

A segunda perspectiva é olhar para o presente com alegria. Quando observamos todo o contexto que cerca Paulo, vemos que o que gera a alegria expressa na carta a igreja de Filipos, só pode ter uma origem divina. Se o passado foi de dificuldade, prisões, acoites, fugas, etc., o presente se apresenta como algo que pode, humanamente falando, ser muito pior. Mas é este mesmo apóstolo que afirma em sua carta: “Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” É contra qualquer lógica humana. Os romanos que tinham colocado as algemas em Paulo nem suspeitavam que na verdade tinham dado a ele novas formas de propagar o evangelho, formas estas que reverberaram por séculos e chegaram até nós. John Piper tem uma frase que expressa exatamente esta situação descrita acima: “Se o amor de Deus para com seus filhos é medido pela nossa saúde, riqueza e conforto nessa vida, Deus odiou o apóstolo Paulo.”

Como você reage aos fatos que aconteceram na sua vida? Como você reage ao que acontece diariamente com você? Paulo nos dá, novamente uma lição, nesta mesma carta aos filipenses: “… pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (v. 4.11-13) Portanto meu irmão, não importa a situação que você está vivendo, coloque em primeiro lugar em sua vida os propósitos de Deus e o seu reino, e deixe que Ele mesmo cuidará de todo o resto. Paulo fez isto, vivendo para e pelo evangelho e vemos o resultado em seus escritos. Que Deus te abençoe.