EFÉSIOS 5.15-17

A vida é como uma sementeira, o que lançarmos germinará. Fico pensando em como esta frase é verdadeira. Quando olhamos para a nossa vida e pensamos em quantas sementes erradas, ou pelo menos inconvenientes, lançamos em nossa sementeira e colhemos os frutos desta atitude, penso que deveríamos ter mais cuidado com nossos atos. Temos apenas uma vida para ser vivida, e nossa imaturidade, falta de experiência, sonhos ou falsas perspectivas da vida, às vezes nos levam a cometermos erros dos quais nos arrependeremos mais tarde.

Correr atrás de algo que já passou, e achamos que não vivemos, sem pensar que o presente é o que temos e que o passado não voltará mais, e que o futuro é algo a ser construído com nossas atitudes no presente, nos leva a cometer erros e atingirmos pessoas que estão ao nosso redor e que nos são valiosas. Paulo em Efésios nos adverte da seguinte maneira: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, …” (Efésios 5.15). Viver sem medir as consequências é viver insensatamente, e está maneira de ser tem consequências, pois estaremos semeando e certamente colheremos.

Paulo continua no mesmo texto falando no versículo 17 o seguinte: “Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” O segredo de não ser insensato é compreender a vontade do Senhor, mas como fazer isto? Não existe nenhuma formula magica que me diz em “x” passos como saber a vontade de Deus para a minha vida. Se não sabemos, ou não identificamos esta vontade, podemos perfeitamente saber o que não é a vontade de Deus. Deus não é um Deus de confusão, e nossa vida não deve ser pautada por confusão. Se nossas atitudes estão gerando falta de paz, sofrimento, ou qualquer outro sentimento que leve a esta situação, em nós ou a outros que nos cercam, temos que reavaliar o que ocorre, e pensar que sementes estamos lançando a terra.

Portanto a cada momento de nossas vidas temos a oportunidade de fazer o certo ou o errado, se julgarmos de forma equivocada, e certamente em algum momento de nossas vidas o faremos, iremos colher os frutos de nossas decisões erradas. Temos também a certeza que quando agimos segundo a orientação de Deus colheremos os frutos de decisões tomadas segundo a sua vontade. O apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas nos diz o seguinte: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” (Gálatas 6.7). Passar pela vida sem cometermos equívocos ou enganos, é impossível. Nossa impulsividade, e muitas vezes vontade de acertar, ou ainda nossa arrogância, autonomia e abandono dos caminhos do Senhor nos conduzem ao erro.

Só nos resta pensarmos e tentarmos acertar o máximo possível, em nossas atitudes, e termos sempre em mente que teremos consequências por tudo o que fizermos. A única receita possível para minimizarmos esta lei inexorável que nos acompanha desde que nascemos é procurar com insistência a vontade de Deus em nossas vidas, e a vivermos a cada momento. Pois apenas esta é “boa, perfeita e agradável”, como fala Paulo em Romanos 12.2.