HABACUQUE 3.17-19

A sensação de ter os céus sobre as nossas cabeças como se fossem de chumbo, intransponível, é certamente horrível. Parece-nos que tudo o que realizamos é inútil. É como malhar em ferro frio, não se chega a lugar algum, nenhum resultado. Esta situação, quando estamos vivendo um momento assim em nossas vidas, geralmente nos leva a sentimentos ruins, como: abandono, negatividade, impotência, etc. Sentir-se excluído, abandonado e sem perspectivas de socorro da parte de Deus. Esta porem não é a reação do profeta Habacuque, quando se depara com uma situação desta. Observe o texto a seguir: “Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação. O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos.” (Habacuque 3.17-19).

O que o profeta descreve é uma situação de fome e miséria total. Aparentemente há carência de tudo. Se levarmos em conta esta situação, ela já seria motivo de entrarmos em depressão pelo desespero que a falta de perspectiva nos apresenta. Habacuque porem tem uma atitude que nos surpreende, ele, apesar de tudo contrário, toma a decisão de colocar a sua confiança no Senhor. Não há razão lógica para esta confiança. Não há elementos materiais que possam fundamentar esta fé. Mas quem disse que a fé em Deus precisa obedecer a logicas pré-estabelecidas? Quem estipulou que crer e confiar em Deus somente é possível se houver da parte d´Ele uma contrapartida?

Em muitas passagens na Bíblia, vemos Deus nos provando em situações que não obedecem a nenhuma lógica criada por homens. Seria lógico alguém pedir que mate seu próprio filho em sacrifício a Deus? (Genesis 22.2) Seria lógico alguém pedir para construir um grande barco e colocar todos os animais dentro porque haveria uma grande chuva que destruiria tudo? (Genesis 6) Se analisarmos com a lógica que temos, seriamos, como Noé, taxado de louco.

Quando analisamos com a perspectiva de Deus, percebemos que Ele é soberano, e que suas ações não precisam obedecer a nenhuma lógica criada pelos homens. “Fora de nosso alcance está o Todo-poderoso, exaltado em poder; mas, em sua justiça e retidão, não oprime ninguém.” (Jó 37.23). Habacuque tinha esta visão de Deus. Ele conhecia a grandeza do Deus que ele servia, e sua confiança não se baseava naquilo que ele podia ver, mas na própria natureza de Deus. Esta perspectiva faz toda a diferença quando estamos em uma situação como a que Habacuque viveu.

Hoje nada mudou. Podemos e vamos passar por situações que aos nossos olhos podem parecer que Deus nos abandonou, e que não conseguimos ver nenhuma saída. Lembre-se que o mesmo Deus de Abraão, de Noé, de Habacuque, e tantos outros é o seu. Os mesmos milagres e ações realizadas nas vidas destes grandes homens de Deus podem ser presentes em suas vidas também. Escolha, portanto, confiar no Senhor, mesmo que os céus estejam como chumbo, pois eles se abrirão e você voltará a ver o sol, que em momento algum deixou de brilhar, apenas ficou encoberto temporariamente por nuvens. Faça como Habacuque: “O Senhor Soberano é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; ele me habilita a andar em lugares altos.” (Habacuque 3.19). Ande também em lugares altos, pela fé em Deus, pois não importa a situação que você está vivendo, Deus te capacitará a isto.