ATOS 5.41-42

“Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome (De Jesus). Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.” (Atos 5.41-42) Sabemos que todo inicio não é fácil, pode surgir todo tipo de dificuldade para que se estabeleça o que se propõe a começar. Com a igreja não foi diferente. A Igreja de Jerusalém tem sua História ligada a dificuldades e perseguições que foram colocadas pelos líderes judeus que não aceitavam os ensinamentos deixados por Jesus a seus apóstolos.

Os apóstolos já haviam sido advertidos, pelos sacerdotes e pelo Sinédrio, a não propagar a doutrina de Jesus (Atos 4). A resposta, apesar de terem sido presos, foi uma clara desobediência, alegando que era melhor obedecer a Deus do que aos homens (Atos 5.29). Quanto mais à oposição a palavra se mostrava, mas milagres eram realizados e mais pessoas eram acrescentadas a igreja, e os de fora, que não pertenciam a ela, tinham grande simpatia por sua obra em Jerusalém (Atos 5.12-13).

O resultado de todos os relatos deste capítulo de Atos, é que foram acoitados e libertados. Neste ponto da História, temos algo que foge a lógica do mundo em que vivemos, pois os apóstolos ao saírem saem alegres, pois haviam sofrido pelo nome de Jesus Cristo. Algo que poderia servir de desânimo para as suas vidas, dá a todos eles um novo ânimo para pregarem ainda mais a Palavra. A igreja cresce e se espalha, às vezes por iniciativas da própria igreja, outras com a atuação do próprio Deus, providenciando meios para que a palavra chegasse até os confins da Terra. Nada detêm o avanço da Palavra de Deus. Os poderes estabelecidos tentaram, outras oposições se levantaram por toda a História da Igreja, porem nada deteve o crescimento da igreja fundada por Jesus Cristo até os dias de hoje.

Hoje somos a geração que tem a responsabilidade de levar esta mensagem, como a igreja de Jerusalém fez no primeiro século, dando inicio a esta História da qual somos herdeiros. Existem grandes necessidades a serem supridas hoje pela igreja e sua mensagem. Nenhuma filosofia ou sistema de hoje pode ocupar o lugar de Cristo em nossas vidas. Nada pode resolver o vazio existencial que existe no ser humano, gerado pelo pecado, a não ser a presença do Espirito Santo. A grande questão que se impõe é se estamos prontos a pagar o preço que a igreja de Jerusalém, outras na História e ainda hoje algumas, pagam por levar a mensagem da cruz as pessoas.

Nós que somos a igreja hoje, temos uma mensagem e responsabilidades com o evangelho de Cristo. As pessoas que estão ao nosso redor somente receberão a mensagem da Palavra de Deus, se a igreja atuar de forma decisiva neste mundo. Somos os portadores de uma mensagem que pode mudar vidas e transformar destinos. A mensagem seguirá independente de você ou eu, pois o avanço sempre foi irresistível em qualquer situação. Queremos ser parte desta História ou ficaremos de fora deste privilégio concedido a muitos e que estamos recebendo agora?