GÁLATAS 5.1

“Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim…”, este verso de uma canção que foi tema de uma novela a muito tempo atrás, retrata uma situação que encontramos em algumas pessoas no meio cristão. Quando são confrontadas com a nova vida em Cristo, que exige mudança, elas saem com esta máxima. Querem permanecer na antiga vida, com os mesmos hábitos, não aceitam mudança. Insistem que do jeito como vivem está bom. Não se discute isto, é ótimo não ter que sair de sua zona de conforto, porém não se alcança os benefícios de uma vida cristã plena.

Cristo disse que: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (JOÃO 8.32).  Este é um fato declarado por Cristo e confirmado com Paulo em sua carta aos Gálatas, somos chamados a liberdade. Esta liberdade significa que temos uma vida não mais presa ao pecado. Podemos fazer uma escolha, podemos ter uma opção de não pecar. Temos a noção exata de separar o que é certo e errado. O que nos faz bem ou o que nos fará mal. Quando não conhecemos Jesus nossas ações são direcionadas pelas nossas emoções, e podem nos levar a atitudes que nem sempre serão as melhores. Quando alguém conhece as verdades pregadas por Cristo, diz que as aceitou, e deliberadamente não as cumpre em sua vida, está sendo um “crente Gabriela”, que se recusa a ter uma nova vida em Cristo e quer permanecer do jeito que está e sempre foi. Mas, uma conversão não significa uma nova vida? Então como permanecer sem mudança?

Quando não conhecemos Jesus, nossa natureza humana domina nossas vidas, e faz de nos meros cumpridores das paixões que habitam em nosso ser. A conversão aos ensinamentos e ao sacrifício de Jesus na cruz produz em nós uma nova vida. Passamos a ter uma vida espiritual. Temos agora duas naturezas, uma espiritual e outra humana. Elas lutam entre si, para uma sobrepujar a outra, e somos os responsáveis pela vitória de uma ou de outra. Quando alimentamos a vida espiritual, com uma vida de oração e crescimento nos ensinamentos da Bíblia, deixamos nossa natureza espiritual forte para derrotar nossa natureza humana. Quando abandonamos estas práticas estamos automaticamente dando lugar a nossa natureza humana que irá sobressair sobre a espiritual. Em muitos casos temos também amarras que foram colocadas sobre a nossa vida de “pseudo-doutrinas”, que somente servem para atrapalhar o crescimento da obra de Cristo para o seu Reino através de nós, que são tão maléficas quanto práticas mundanas dentro da Igreja. Em ambos os casos, temos o prejuízo do Reino de Cristo.

Não há como ter uma nova vida, gerada em Cristo, e continuarmos com velhas práticas. Não podemos agradar a dois senhores, como a Bíblia afirma (Mt 6.24). Ou você é uma nova criatura e assume esta nova vida com novos hábitos, ou permanecerá morto espiritualmente, precisando de um encontro com Cristo para que estas mudanças ocorram em sua vida. Se você já teve este encontro com Cristo, mas tem sido um “crente Gabriela”, vá a Ele, Deus deseja ter um encontro pessoal com você, mudar a sua vida, fazer dela algo novo. Quebrar todas as barreiras que possam existir em você que possam parecer, a seus olhos desnecessárias, mas que transformarão você em um servo melhor para a glória do Reino de Cristo. Lembre-se: Deus tem sempre o melhor para você.