II CRÔNICAS 7.14

“… se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” (II Crônicas 7.14). Este versículo da Bíblia traz a minha memória meu avô. Ele gostava de citar esta porção da Palavra, e se conheci alguém que viveu e praticou de forma plena a Bíblia, esta pessoa foi o Sr. Antônio Teixeira da Cunha. Por varias vezes eu o vi citar este texto nas mais variadas situações. Hoje já se vão mais de vinte anos de sua morte, mas suas lembranças e ensinamentos ainda permanecem vivos dentro de mim.

Mas o que será que significa viver segundo este versículo? Em primeiro lugar temos que observar que ele nos coloca diante de varias posturas na presença de Deus. A primeira delas se refere a propriedade que o texto reivindica sobre aquelas pessoas que são chamadas segundo o nome de Deus: “… se o meu povo, que se chama pelo meu nome, …”, você pode dizer realmente que é um filho de Deus? Que pertence ao povo de “propriedade exclusiva de Deus”? (I Pedro 2.9) Se é esta a sua posição o texto te conclama a realizar algo mais em sua vida. Como filhos de Deus não podemos ficar simplesmente de braços cruzados aceitando que as coisas ao nosso redor sejam do jeito que são, apenas porque a sociedade que vivemos é corrompida e as pessoas facilmente se corrompem. Temos que ser diferentes e fazer diferença.

A segunda questão abordada é que você deve humilhar-se e orar diante de Deus. Retirar de seu interior tudo o que te leve a confiar em suas próprias forças, depositar n´Ele tudo, deixar que Ele assuma o controle de sua vida. Se fizer isto estará pronto ao terceiro passo, que é: “… buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos,…”. Agora chegamos a algo que se manifestará para os que estão ao seu redor. Este passo implicará em mudança externa de vida. Mas somente será possível com o “buscar a minha face”, estar em comunhão plena com o Nosso Senhor. Quando tentamos fazer a mudança de hábitos sem estar na presença de Deus, podemos até conseguir algum resultado, mas nunca será de uma forma satisfatória, pois a presença de Deus em nossa vida nos leva a sempre prosseguir, mesmo que venhamos a fracassar, pois não há garantia de que permaneceremos todo o tempo em sua presença. Mas algo maravilhoso sempre nos levará a levantar novamente: Sua presença com a infinita misericórdia, sempre pronto a nos estender a mão.

O resultado destes passos diante do Senhor é que Ele te ouvirá e agirá de forma a nos levar a uma vida nova, livre dos pecados que nos assediam. O texto nos diz que teremos os pecados perdoados quando formos a Deus com humildade em oração e dispostos a mudar de vida. Outro resultado apresentado pelo texto é que Deus promete bênçãos materiais. Note que não há promessas de riquezas, mas que Ele iria sarar a terra. O fruto da terra não brotaria sem o suor de nosso rosto em preparar a terra e plantar. Precisaríamos colher também e esperar o tempo certo para que todo este processo ocorresse. Mas teríamos a promessa que a terra não ficaria doente, pois estaria curada com a nossa atitude para com Deus.

Meu avô viveu desta forma. Com simplicidade. Mas confiante que a terra sempre daria seu fruto. E ele sabia exatamente como isto funcionava, pois era agricultor. Podemos hoje seguir este exemplo, que a Bíblia nos deixou, e colocar as nossas esperanças na presença d´Ele, e seguir estas orientações simples para as nossas vidas. Reconheça agora o senhorio de Cristo em sua vida e humilhe-se diante da presença de nosso poderoso Deus, que Ele em sua infinita misericórdia estenderá suas mãos para você e te fará uma nova pessoa.