Lamentações 3.21

“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:.. ” (Lamentações 3.21). Não me recordo bem quando me deparei com este versículo pela primeira vez, mas foi durante a minha juventude, e desde então ele tem me acompanhado, e ajudado, em situações que necessito de socorro para alguma situação que parece insolúvel. Existe uma tendência natural do homem de esquecer o que já ocorreu em sua vida quanto às ações que Deus já realizou. Sempre temos algo de bom que podemos trazer a memória para nos ajudar em certas situações que aparentemente não conseguiremos sobreviver a elas.

Quando observamos a vida do profeta Jeremias, o autor do livro de Lamentações, e o que ele sofreu, podemos entender melhor o que ele quis dizer com estas palavras. Ele teve uma vida muito difícil, em uma época de guerra de seu povo com o Império Babilônico. E para piorar seu povo foi derrotado e uma grande parte foi levada cativa para a Babilônia. Ele porem ficou com o povo em uma terra arrasada pela guerra, sofrendo humilhações e necessidades das mais diversas. Podemos perceber por todo o livro de Lamentações a expressão deste sofrimento. Mas bem no centro do livro temos esta pérola. Ele, apesar do que estava passando, ainda tinha esperança. Podia confiar que o seu Deus era misericordioso e que não havia esquecido dele e de seu povo.

Viver situações extremas todos nós podemos viver, porem ter a postura certa diante do que acontece em nossas vidas, depende de cada um. As agruras podem vir, mas o que faremos com elas depende de uma decisão pessoal. Na sequencia do versículo citado, temos outro que trouxe esperança para o profeta Jeremias, e que pode trazer para cada um de nós. Ele diz: “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” (Lamentações 3.22-23). Temos que ter em mente que existe um Deus misericordioso que tudo vê e que sempre quer o melhor para cada um de nós, mesmo que o melhor para Deus não seja momentaneamente o melhor para nós.

Quando olho para traz em minha vida e percebo que já vivi situações extremas que naquele momento pareciam insolúveis, vejo que estes momentos foram bons, pois trouxeram crescimento, apesar de ter sofrido as dores de perdas, ou de decepções. Percebo que não sei exatamente como ultrapassei cada um destes momentos, mas sei que Deus sempre esteve comigo em cada uma destas situações. São nestas situações que podemos perceber a misericórdia de Deus presente. É justamente aí que percebemos que ela é infinita, pois se renova a cada manhã. Vemos, então que vale a pena estar com Deus e sentir a Sua presença. Que não é apenas nos bons momentos que podemos sentir a presença de Deus, mas principalmente nos momentos ruins, pois aí Ele se mostra como um pai disposto a fazer de tudo para que possamos ser pessoas melhores. Ser uma pessoa melhor é o projeto de Deus para a sua vida, e Ele não desistirá deste projeto. Que possamos ter isto em mente: Deus já realizou muitas coisas em nossas vidas, e realizará muito mais, se os momentos forem ruins, traga a sua mente os bons momentos que Deus já realizou e tenha a certeza que Ele continuará a realizar.