Salmo 136

A doce arte de viver até morrer. Esta frase me chamou a atenção quando lia um livro devocional a alguns dias atrás. Comecei a pensar em como nossa vida é passageira, e muitas vezes não damos importância real ao que realmente importa. O primeiro versículo do Salmo citado acima diz o seguinte: “Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” (SALMOS 136.1). Creio que aqui está o segredo desta doce arte. Ter a noção de que nosso Deus é bom, e que seu amor eterno faz toda a diferença.

Viver dando graças a Deus é algo que deve nos motivar. Se assim o fizermos, sempre teremos um sentimento positivo em relação à vida, pois haverá de nossa parte uma expectativa positiva, quanto ao que virá. Ter esperança de dias melhores, não se importando com o que está ocorrendo naquele momento em especial, é fundamental para que possamos ver a vida com outros olhos. Não falo de uma visão alienada do que ocorre, que devemos simplesmente cruzar os braços e esperar que caia do céu, mas evitarmos o negativismo que pode nos levar a perder as forças quanto aos problemas que inevitavelmente virão sobre nós, mais cedo ou mais tarde.

A Bíblia nos afirma, em outro Salmo, que quando temos esta visão, podemos chegar a velhice e continuar nossas vidas sem perder o brilho, e produzindo normalmente: “Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha rocha; nele não há injustiça.” (SALMO 92.14-15). Viver desta forma é uma arte que podemos aprender se quisermos. Não ocorrerá da noite para o dia, é uma pratica diária. Não é algo que se mostra como um obstáculo intransponível, mas que precisa ser construído dia a dia. Viver com esta perspectiva, é viver com o pensamento voltado para os céus. Ter em mente que existe um Deus, que está no controle de tudo, e que nunca nos desemparará.

Quando nos aplicamos a este modelo de vida, podemos ter certeza que os problemas que venhamos a passar se mostrarão mais leves. Eles não desaparecerão, ainda estarão lá, mas nossa visão da vida mudará, e poderemos passar por eles de uma forma mais produtiva, sem criticismos que não levarão a nada. Deus quer isto para a sua vida, Ele demonstrou isto por toda a Bíblia, basta que você queira também. Ele porem não tomará nenhuma atitude por você. As decisões são suas, mas as consequências também o serão. Mas se podemos escolher pela forma mais leve, porque penar pelo caminho mais difícil?

Louve a Deus em todo o tempo! Dê glorias a Deus por cada dia que Ele te deu! Exalte o seu poderoso nome a cada manhã que Ele permitiu que você vivesse! Viva seu dia como se fosse o ultimo, mas lembre-se que não será, que existe um amanhã, que existem consequências de seus atos. Mas nunca se esqueça de que Deus quer sempre o melhor para você.