FILIPENSES 2.14-16

“Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,…” (Filipenses 2.14-15). Como ser cristão em um mundo não cristão? Mas, grande parte da civilização ocidental se auto-denomina cristã. Nossa civilização se intitula judaico-cristã. Existe, porem, um grande abismo entre o título e a realidade. O sufixo “ismo” vem do grego e significa uma ideologia, ou sistemas de ideias a ser seguido. Diante disto podemos dizer que o mundo em que vivemos é cristão? É bem claro que não. Está longe disto, e os que tentarem viver segundo este padrão, serão de alguma forma, direta ou indireta, considerados excluidos.

Mas, o que Paulo nos ensina, e que Jesus já havia dito nos evangelhos é exatamente isto. Paulo acrescenta que esta vida deve ser vivida sem “queixas nem discussões”. O termo traduzido por queixas, pode ser tambem como murmurações. Aquela eterna insatisfação quanto as questões da vida, onde nada está bom, tudo está ruim. Paulo nos adverte a não vivermos assim, pois Deus está sempre presente em nossas vidas: “… pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” (Filipenses 2.13). Diante disto quando murmuramos com o que está acontecendo em nossas vidas, estamos murmurando contra o que Deus mesmo permitiu que acontecesse nela.

Somos chamados a ser “puros e irrepreensíveis” em meio a um mundo que não corresponde a este padrão. É um padrão muito elevado que nunca alcançaremos. Paulo novamente nos socorre quando diz: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.” (Filipenses 3.12). Nossa vida é uma eterna luta para alcançarmos este padrão, nossa natureza pecaminosa não nos permitirá chegar a este padrão nesta vida, e neste corpo, mas Cristo nos promete algo novo, e a possibilidade de alcançar se colocarmos nossa vida diante d´Ele e vivermos segundo o que Ele mesmo ordenou. Se lutarmos para eliminar de nossa vida tudo o que possa representar separação entre você e Deus, o Espírito Santo de Deus irá te auxiliar em cada momento desta vida para que sua vida se torne, apesar das imperfeições, uma vida santa e na presença de Nosso Senhor.

Paulo fala tambem de ser como uma “estrela” no universo. O termo no grego é utilizado como luminárias que não brilham para si mesmo, mas para trazer luz aos que estão ao seu redor. Jesus no Sermão do Monte, nos ensina a ser luz no mundo, que é o mesmo sentido que Paulo emprega em seu texto aos filipenses. Sua vida é centrada apenas no seu “eu”? Ou você consegue perceber o que ocorre ao seu redor. Ser luz é influenciar, trazer algo de bom para os que te cercam. Não quero dizer com isto que seja algo facil de se realizar, nao é, existem muitas dificuldades a serem superadas, e algumas vão parecer intransponíveis. Mas Jesus nos afirmou: “Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16.33). Ser como uma “estrela” no universo como Paulo fala não é facil, mas é possivel. Depende de uma disposição interna de viver o que Cristo tem para nós, e deixarmos o que pensamos ser o que é melhor para nossas vidas.

O texto encerra com mais um conselho de Paulo: “… retendo firmemente a palavra da vida.” (Filipenses 2.16a). O texto nos dá a ideia de ter muita atenção para com esta palavra. Ter a Bíblia como algo precioso para a sua vida e conhece-la de forma a vivenciar o que ela te ensina, é o que o texto está nos ensinando. Se nossa vida tem que ser diferente e influenciar naquilo que Cristo ensinou, somente há um meio, conhecendo e praticando a Palavra de Deus. Desta forma vamos cumprir o que Jesus nos ensinou e Paulo reforçou em sua carta aos Filipenses. Que Deus te capacite a ser um servo fiel, que vive segundo o que nosso Senhor ensinou, e que sua vida seja toda ela dedicada a sua obra, e você tambem possa dizer o que Paulo disse no final do texto citado acima: “Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente.” (Filipenses 2.16b). Que a todos que você demonstrar o amor de Deus possa existir transformação ao seu redor. Que sua mensagem seja viva e não apenas de palavras.