PROVÉRBIOS 24.12

“Mesmo que você diga: “Não sabíamos o que estava acontecendo!” Não o perceberia aquele que pesa os corações? Não o saberia aquele que preserva a sua vida? Não retribuirá ele a cada um segundo o seu procedimento?” (Provérbios 24.12). Temos a doce ilusão de que podemos nos esconder de Deus, e que é possível que Ele não saiba de tudo em nossas vidas. Este falso sentimento nos leva a pensar que podemos fazer tudo, e que nunca teremos que nos defrontar com certos atos que cometemos em nossas vidas. Em outro texto de Provérbios temos: “Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito.” (Provérbios 16.2). O ser humano pode pensar que todas as suas decisões e atitudes estão corretas e que não precisa corrigir nada em sua trajetória, mas necessitamos de uma avaliação de nosso Senhor, que vai até o mais profundo de nós mesmos, até o espírito.

Deus utiliza as mais diversas formas para nos sondar e mostrar o que estamos fazendo de errado. Temos vários exemplos na Bíblia destas ações de Deus. Com Davi Deus utiliza o profeta Natã (II Samuel 12), que confronta o rei e mostra que seus atos estavam errados, e que eles teriam um preço e consequência. O povo de Israel no deserto após sair do Egito passa por situação semelhante e se afastam do que Deus havia preparado para eles, e sofrem as consequências de seus atos, muitos morrem, e toda aquela geração não entra na terra prometida conforme nos conta o Pentateuco. Procurar viver segundo o que Deus nos orienta é sábio, e nos leva a uma vida plena. Mesmo que seja, para quem nunca experimentou loucura, o que Deus tem para nós é sempre melhor.

Uma vida afastada de Deus só nos leva a desesperança, pois viveremos um vazio e busca por algo que não entendemos o que seja. Sei que pode parecer loucura o que estou falando, pois o próprio apóstolo Paulo nos afirma que as verdades do evangelho são loucura para quem nunca as experimentou. Ele fala, também, sobre ser escravo de forma voluntária, e que Cristo nos libertou para sermos escravos (I Coríntios 7.22; Efésios 6.6; Romanos 6.22; etc.). Escravos da vontade de Deus, submetidos voluntariamente a sua vontade. Louco? Se analisarmos segundo a sabedoria deste mundo sim, mas sob o ponto de vista da sabedoria de Deus, é a melhor forma de viver. Paulo também se considerava escravo quando diz: “Paulo, servo* de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, “(Romanos 1:1, *”doulos”, no grego é escravo). Além de Paulo, Pedro (II Pedro 1.1), Tiago (Tiago 1.1), Judas (Judas 1), todos utilizam a palavra “doulos”, que foi traduzida como servo, mas que originalmente significa escravo. O grande problema é que nossa soberba não admite termos nossas vidas direcionadas, mesmo que seja para o melhor. O que as pessoas não entendem é que o pecado cega e retira a capacidade de decisão de uma forma isenta, que nesta situação suas decisões na verdade não são decisões, mas atos direcionados pelo domínio que o pecado exerce sobre suas vidas. Conforme Paulo fala em Romanos 3.10-18.

Quando Jesus me afirma que conheceremos a verdade e ela me libertará (João 8.32), podemos ter a certeza que é exatamente esta a questão. Somos libertos do pecado e da influência deste mundo, para termos consciência da decisão que precisamos tomar de colocar nossa vida diante de Deus e deixar que Ele cuide de tudo. Quando não fazemos isto, nossas vidas ficam incompletas e a sensação de que falta algo estará sempre presente. Que a cada dia sua vida esteja nas mãos de nosso Senhor, para que Ele cuide de cada detalhe, e que você possa gozar de uma plenitude de vida, que somente o Senhor pode te dar. Que todas as coisas que te influenciaram algum dia, ou que te influenciam hoje, e que nunca te deram a paz que excede a todo entendimento, possam ser abandonadas e não exerçam mais nenhuma influência em sua vida. Que Deus te abençoe e direcione.