SALMO 72.14-19

“Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.” (Salmos 72.17). Este salmo fecha uma seção do livro de Salmos, livro de cânticos que os judeus utilizavam para adorar a Deus em suas reuniões. Segundo a tradição ele é atribuído a Salomão, devido ao título e os primeiros versículos onde estão colocados como oração ou pedido que o rei fez para ser revestido de justiça e sabedoria para governar bem o reino recebido de seu pai. Porem há referências que nos levam a crer que é um salmo messiânico, pois no versículo 17, citado acima, temos uma citação clara a promessa feita a Abraão em Gênesis 12.3. Sendo apenas um salmo direcionado a Salomão ou um salmo messiânico o fato é que ele nos traz alguns ensinamentos importantes.

Todo este salmo nos remete a ideia de dependência da ação de Deus em nossas vidas, assim como o rei, para ser bem sucedido, depende das bênçãos e orientações de nosso Senhor em seus atos, nós também precisamos colocar diante de Deus toda a nossa vida. Viver segundo esta dependência é algo difícil, pois como seres humanos normais, sempre tendemos a fazer o que achamos correto aos nossos olhos ou segundo nossos gostos e vontades. Conhecer e viver a vontade de Deus é um exercício difícil e que muitas vezes nos confunde, no que se refere a não nos enganar ou forçarmos uma situação para adequar o que queremos e colocamos como sendo a vontade de Deus em nossa vida. Buscar verdadeiramente a Sua vontade somente nos trará coisas boas, pois a própria Bíblia nos ensina que o melhor lugar para se estar é o centro da vontade de Deus.

Após vivermos estas situações de dependência e vontade de Deus em nossas vidas, somente nos restará louvar ao nosso Deus, o que o salmista faz, no final do salmo. Nos versículos 18 e 19, ele expressa seu agradecimento e louvor pelas ações e bênçãos que recebeu. Seu reconhecimento está logo no versículo 18 quando diz: “…o único que realiza feitos maravilhosos.”, ele tem a ideia correta do poder de Deus para fazer qualquer coisa em sua vida, e que isto será muito bom para ele.

Que cada um de nós possa, no decorrer de nossas vidas, entender que Deus sempre tem o melhor para nós, basta que coloquemos nossa vontade alinhada a vontade d´Ele. Que a cada dia possamos reconhecer como Deus tem agido a nosso favor, mesmo quando não conseguimos entender que assim Ele procede. Peço a Deus que você possa ter em sua vida a mesma disposição do salmista quando diz: “Bendito seja o Seu glorioso nome para sempre; encha-se toda a terra da Sua glória. Amém e amém.” (Salmos 72.19). Louvado seja o nome de nosso poderoso Deus para todo o sempre. Amém.